Arquivar outubro 2016

Automação de Infraestrutura com Puppet

Let the computer do the repetitious, the mundane – it will do a better job of it than we would. We’ve got more important and more dificult things to do.
Trecho retirado do livro Programador Pragmatico.

O profissional de desenvolvimento de software conta com um grande trunfo em sua manga que é frequentemente negligenciado, um trunfo que vem sendo utilizado vastamente por outras áreas em que sua complexidade é maior do que a encontrada na área de software. Com a automação pode ser alcançado o que economia chama de lucro, pois um profissional aumenta sua produtividade e a qualidade do que é produzido. Estes dois parametros trarão uma enorme mudança em sua carreira, então a partir deste momento se torne um profissional que se vale deste trunfo e se destaca dos demais, simplesmente aplicando em seu trabalho o que de melhor fazemos: automatizar tarefas.

Durante os ultimos anos vemos as práticas DevOps se tornando cada vez mais a cultura dos desenvolvedores e administradores. Neste artigo faremos uma comparação da utilização de uma das tecnologias de escrita de infraestrutura como código criada pela empresa Puppet, o produto escolhido se chama puppet-agent e vamos escrever em uma dsl de mesmo nome, que tenta tornar este processo tão simples como listar quais software serão utilizados.

#####Aplicamos esta prática em dois cenários:

#####Windows:

Neste cenário o cliente utiliza Windows, embora esta arquitetura seja compatível com ambientes linux o cliente tinha mais experiência com Windows e o utilizava em todos ambientes do desenvolvimento à produção. Para prover serviços de mapa e hospedar a aplicação web map é utilizado IIS 7.5, Geoserver, Postgresql e Postgis. Nós escolhemos o puppet-agent e o script será aplicado em uma maquina existente preparada para receber as instalações oriundas do script puppet.

O primeiro passo é instalar o puppet para poder executar o script, que como dito é uma dsl simples

A script que criamos é composta por resources, cada resource tem funções como: instalação de pacote, execução de comandos shell, agendamento de tarefas, administração de serviços, criação de usuários, operações no sistema de arquivos e etc.

Os resources podem ser combinados de forma a determinar qual é o resource requerido para que um outro seja executado, ou assim que determinado resource for executado ele pode notificar outro para que este seja executado.

Uma dificuldade ao utilizar o puppet para instalação de sistemas é que o windows não possui um gestor de pacotes, os instaladores são individuais e distribuídos individualmente por cada fornecedor. Desta forma o processo de instalação exige que em alguns casos seja utilizado o processo de instalação headless que é disponibilizado pela ferramenta de empacotamento utilizada pela empresa que provê o instalador do software. Infelizmente por não haver uma padrão isto é o que mais dá trabalho durante a redação do script.

Após as instalações é necessário configurar as aplicações instaladas, iniciar serviços ou agendar tarefas.

Basicamente utilizamos o resources exec, que permite executar comandos shell, o file, que permite copiar arquivos e o scheduled_task para agendar tarefas.

Com o exec nós configuramos o postgres, executamos os scripts sql de criação das feições espaciais, com o file copiamos arquivos, como por exemplo o diretório data_dir do geoserver e com o scheduled_task configuramos a tarefa de execução do geoserver.

Utilizamos também o Hiera para criar um arquivo de configuração externo e permitir que o script fosse executado independente dos diretórios em que os arquivos existiriam ou do local em que desejamos instalar.

A grande desvantagem foi o tempo que levamos para montar este script. É bastante trabalhoso e em por utilizarmos o windows neste cenário, tivemos pouca documentação disponível principalmente para as instalações headless de cada instalador. Porém quando este desafio foi ultrapassado a grande vantagem foi conseguir instalar com pouquissima dificuldade quatro maquinas diferentes, uma maquina na cloud (Windows Server 2012 R2 ) e três estações de trabalho com Windows 7. O primeiro grande beneficio é que temos a certeza que todas as maquinas possuem a mesma versão e configuração e uma vantagem é que nossa equipe é distribuída e podemos contar com o apoio de outros desenvolvedores que não estejam geográficamente perto e eles conseguirão replicar o ambiente com rapidez e poderão efetivamente apoiar o desenvolvimento do software.

#####Linux:

Montar a maquina servidora de um web map escrito em python e javascript, que consulta um banco de dados geográfico.

De cara podemos dizer que só há vantagens ao utilizar vagrant e puppet para montar ambientes em Linux (dist Ubuntu) não tivemos um décimo das dificuldades apresentadas no Windows e o tempo transcorrido para redigir os scripts foi muito menor.

O maior desafio que encontramos é que algumas versões disponíveis por padrão nos repositórios do apt-get podem estar com uma grande defasagem, o que pode induzir ao erro ao usar uma versão antiga que contém bugs que já foram resolvidos, porém uma vez que você configura o repositório correto do pacote e instala as versões mais recentes o restante é muito prático.

Nós utilizamos postgres e postgis e é excelente ter um repositório de pacotes, fizemos todas as configurações, criação do database e configuração da extensão postgis.

Uma novidade foi utilizar um provider diferente ao utilizar o resource package, pois utilizamos o pip3 para instalação dos pacotes python, porém não tivemos problema algum.

Não identifiquei desvantagens ao escrever o script puppet para uma maquina linux, basta ter atenção às versões que são instaladas pelos repositórios default do apt-get e na dúvida utilize o repositório da fornecedora do software.

Para não dizer que a experiência foi livre de problemas, perdemos um tempo para instalar corretamente o puppet, pois às maquinas ubuntu disponíveis não trazem mais esta instalação por padrão.

A grande vantagem neste caso é que a replicação para outros provider do vagrant se torna fácil, permitindo que eu utilize o virtualbox, vmware, amazon aws ou digital ocean.