Fórum Regional de Sustentabilidade

Fórum Regional de Sustentabilidade

Nós da Geoadmin gostaríamos de parabenizar a organização do Fórum Regional Ambiental realizado dia 12 de Março de 2018 em Uberlândia MG, onde a SUPRAM Triângulo Mineiro pode discutir com os agentes envolvidos quais foram as principais mudanças na Deliberação Normativa Copam nº 217, de 06 de dezembro de 2017 que entrou em vigor em 06/12/2018.

“Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado.” Albert Einstein

Essa frase resume bem nossas impressões ao participar do Fórum Regional de Sustentabilidade e queremos destacar dois pontos importantes:

O Primeiro relacionado à principal mudança, a desburocratização de processos, porém a responsabilidade do empreendedor e do consultor ambiental em relação aos processos ambientais ficou bem maior.

O Promotor de Justiça Dr. Carlos Valera citou a famosa frase do Tio Ben da história quadrinho Homem Aranha “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, alertando empreendedores e técnicos ambientais que o processo será mais rápido, porém a responsabilidade técnica não prescreve, então havendo qualquer problema os técnicos poderão ser responsabilizados criminalmente pelos danos ao meio ambiente a qualquer tempo.

O segundo relacionado à municipalização do licenciamento ambiental (Deliberação Normativa Copam nº 213) cujo o objetivo é transferir do estado para o município a responsabilidade de licenciar empreendimentos que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local, seguindo critérios estabelecidos no convênio firmado, neste sentido destacamos os seguintes aspectos:

  • Agilidade no processo de licenciamento
  • Facilidade logística para o empreendedor
  • Competência fiscalizatória
  • Competência Normativa
  • Recebimentos de taxas de licenciamento
  • Recebimento de multas ambientais
  • Compensações ambientais

Em ambos os casos tanto do lado do consultor quanto do órgão municipal é necessário fazer uma boa gestão das informações geradas.

Neste sentido o Geoadmin Projetos é uma ferramenta que pode concentrar todas as informações em uma única plataforma e auxiliar na gestão dos projetos.

O Geoadmin é um programa criado para a gestão de de empreendimentos e projetos. Trata-se de um sistema segmentado em seções tais como “Empreendedores”, “Empreendimentos”, “Projetos”, “Tarefas”, e “Documentos” que estão intimamente ligadas para garantir que o usuário tenha controle efetivo sobre às ações pertinentes aos projetos cadastradas de forma rápida e precisa.

As informações geradas pelo órgão ambiental, empreendedores e consultores ambientais em seus projetos e pesquisas são um patrimônio valioso do ponto de vista estratégico, pois todo seu legado esta associada a esse patrimônio.

O acesso e a gestão de forma integrada será um diferencial competitivo nas decisões do órgão ambiental e consultores ambientais, além de poupar recursos que poderão ser investidos em outras áreas.

Acesse o Site do Geoadmin pra maiores informações.

Paulo Vitor Batista Salgado