Coletora Móvel (IOS e Android) para Trabalho de Campo

Coletora Móvel (IOS e Android) para Trabalho de Campo

A evolução tecnológica, com inovação dos equipamentos, programas e infraestrutura de comunicação tem auxiliado muito as equipes de planejamento e equipes de campo, nas empresas e organizações. Atualmente, o geotag (funcionalidade nativa na maioria dos aparelhos celulares), que é basicamente a informação de localização geográfica (LAT/LONG) das fotos feitas pelos usuários, já facilita muito a tarefa das equipes em escritório na hora de locação das fotos.

Aliado a essa funcionalidade, há nas plataformas de aplicativos (apple store /google play) programas que conseguem gerar Layout nas fotos, com informações de coordenadas LAT/LONG, endereço aproximado (utilizando geocode do google), horário da foto e outras informações.

Estas imagens para relatórios técnicos são uma “mão na roda”, uma vez que já traz informações nativas das fotos, facilitando muito o processo de elaboração e apresentação do relatório.

Aqui na Geoadmin já utilizamos e testamos vários APPs e hoje em nossos projetos utilizamos basicamente 2 aplicativos:

ORUX Maps (Android)

Alguns aplicativos, como o ORUX Maps (https://www.oruxmaps.com/cs/en/), torna  o Celular em um GPS de navegação – estilo aqueles “Garmin Etrex”, aqui comparando apenas a visualização na navegação, não levando em conta a resistência e acurácia ( qualidade de sinal) dos equipamentos da Garmin.

O destaque para este aplicativo está nas telas de gerenciamento amigáveis, seja para configurar o aplicativo ou gerenciar os dados de pontos, track, etc. Destacamos aqui algumas funcionalidades / facilidades, que nos leva a utilizar esse APP:

  1. Mapa base de navegação – pode carregar camadas online (wms) já cadastradas no aplicativo (openstreetmaps, opentopo, bintg, etc) ou criar novas. Além disso, permite download dessas camadas (áreas a ser utilizadas) para utilização offline – para aqueles locais onde não há sinais de internet.

  1. Waypoints – criação de pontos de coleta, ou a coleta de ponto com foto (Foto Waypoint) e permite exportar para KMZ\KML, GPX, além de possuir uma funcionalidade amigável de gerenciamento dos pontos coletados;

  1. Tracks – criação de tracks (linhas), com visualização de perfil topográfico e possibilidade de exportar para GPX, FIT, TCX, CSV e KML\KMZ além de exportar para serviços online (oruxmaps servers, everytrail.com e gpsies.com);

  1. importar arquivos KML – sobrepor arquivo KML na navegação (layer base) torna a principal ferramenta para aquelas situações onde precisa seguir um caminho em campo que foi traçado em escritório (principalmente quando tem um cenário de dificuldade de acesso e direção).
 

Tela Oruxmaps – basemap OpenTopoMap

 

Atualmente o aplicativo é pago, mas é um investimento que vale muito a pena.

InputAPP (Android e IOS)  – Input + Qgis + Mergin

Desenvolvido pela empresa Lutra Consultin (https://www.lutraconsulting.co.uk/), uma importante organização que atua no desenvolvimento de soluções para o QGIS, este APP é uma grande revolução no cenário de organização, estruturação e compartilhamento de dados.

Com esta solução, a utilização do software QGIS será a principal ferramenta para criar os formulários eletrônicos de campo. A sincronização dos dados para o Celular/Tablet será feita pela plataforma Mergin (https://public.cloudmergin.com/) e a coleta e visualização dos dados no Dispositivo é feita pelo InputAPP (https://inputapp.io/en/).

Basicamente, configura-se o projeto no QGIS (propriedades do projeto qgs, camadas a serem utilizadas de ponto, linha ou polígono, e simbologia) e envia (a partir de um plugin no qgis) para o Celular/Tablet. 

Com aplicativo no dispositivo, inicia-se a coleta direto na camada criada no QGIS, onde cada objeto inserido abre a tabela de atributo para ser preenchido os dados. Por exemplo,  em uma camada de ponto, chamada “Ponto Coleta”, configuramos os seguintes atributos: “id, data_hora_coleta, foto, tipo_uso”. No campo, ao utilizar o aplicativo com GPS ligado e fazer uma nova coleta, irá abrir os campos para preenchimento, facilitando e organizando os dados de campo. Ao finalizar a campanha, será preciso apenas enviar para o servidor a sincronização dos dados, direto pelo aplicativo. Após o armazenamento no servidor, o mesmo poderá ser baixado automaticamente no computador (pelo plugin do QGIS), tendo dos dados de campo pronto para serem utilizados. 

Pode parecer um pouco confuso no começo, mas a configuração é fácil e rápida, permitindo qualquer usuário montar um formulário digital, e ainda com a sincronização com o QGIS. 

Uma boa ferramenta para os profissionais das diferentes áreas: ambiental, topografia, agronomia, engenharia, arquitetura e urbanismo.

Projeto de Uso e Ocupação do Solo – pontos de conferência

geoadmin_InpuAPP

Após coleta do ponto, formulário para inserção dos dados.

Nos próximos posts criaremos uma aplicação simples para exemplificar alguns projetos e ajudar os iniciantes.

Gustavo Eugênio de Freitas Faria

Os comentários estão fechados.