Ferramentas para criação de figuras de Perfil Viário

Ferramentas para criação de figuras de Perfil Viário

Para quem trabalha com projetos de planejamento viário, seja em nível de projeto urbanístico ou projetos de circulação, requalificação, ampliação ou modificação do perfil de uma via na cidade, sempre se esbarra na necessidade de representar uma imagem do Perfil de uma via, demonstrando por exemplo, qual configuração atual (calçada, estacionamento, pista de rolamento, canteiro, ciclovia, etc) e qual será a proposta da intervenção a ser implantada.

Nos projetos de mobilidade urbana que desenvolvemos com nossos parceiros, já utilizamos diferentes processos e metodologias para produzir imagens de perfil viário.

Apresentaremos 3 opções diferentes e aquela que mais estamos utilizando atualmente:

1- AUTOCAD: No modelo clássico, e com uma equipe boa equipe de projetista (CAD), os perfis são gerados direto no AUTOCAD. Neste caso, temos maior controle das larguras do perfil, podendo ser facilmente considerado as medidas direto da planta que está sendo trabalhado. Deve-se apenas ter uma biblioteca em acervo com os itens (carros, pessoas, ciclistas,etc) para facilitar, e principalmente ter o cuidado para inserir estes itens (escala) para não ficar fora da realidade.

2. Inkscape (ou outro qualquer software de vetor) – Nesta situação o perfil é montado com vetores de imagens considerando as medidas do projeto em desenvolvimento. A grande vantagem está em utilizar imagens reais de elementos (pedestres, ciclistas, carros) e o próprio fundo da imagem com uma foto real do local. A grande dificuldade deste método está em manter a escala e proporções dos itens para que não implique em medidas distorcidas. Nas imagens abaixo temos algumas propostas de perfil viário utilizado nos Planos de Mobilidade Urbana de Monte Carmelo (MG) e Ituiutaba (MG). Neste caso foi feito pelo Inkscape com imagens reais de pessoas, árvores e veículos.

3- StreetMix – A plataforma online da StreetMix.net permite o usuário criar várias possibilidade de perfil. De uma maneira fácil e amigável, o usuário no melhor estilo “dragANDdrop” (arraste e solte) pode configurar facilmente seu perfil viário. A plataforma já possui vários elementos para inserir (ciclistas, bicicletário, ciclovias, faixas de ônibus, faixa de rolamento, canteiro, mobiliário urbano, etc…) o que facilita muito o trabalho.

Não há muita opção de configuração de elementos gráficos (cores\tipo dos elementos), mas isso não atrapalha em nada comparado a agilidade e facilidade de montar um perfil viário. Possui uma sessão de cadastro para manter sua biblioteca de trabalhos salvos, facilitando muito resgatar os projetos.

Atualmente utilizamos a plataforma da StreetMix nos projetos  que necessitamos apresentar um Perfil Viário, dando agilidade e padronização em nossos estudos.

Gustavo Eugênio de Freitas Faria

Os comentários estão fechados.