Django TileStache

Django TileStache

Nesta postagem iremos falar sobre mais um trabalho da SIGMA que disponibilizamos de maneira open-source. Desta vez iremos falar sobre o Django TileStache.

O TileStache é um servidor de tiles, escrito em Python. É um servidor bastante flexível, bastando uma configuração em JSON para que o mesmo funcione.

Ele é perfomático, mas a limitação dele de funcionar apenas com um arquivo de configuração estava nos incomodando.

O problema

Em algumas de nossas soluções, nossas camadas a serem servidas pelo TileStache são dinâmicas. Isto significa, que depois de determinado evento, precisarei servir novos dados através do TileStache.

Um exemplo claro: dentro do Geoadmin, quando um cliente novo se registra, precisamos servir as camadas que são dele. E isto necessita de uma nova configuração.

A solução

A solução para este problema tem duas partes. A primeira delas foi desenvolver um cadastro de camadas. Este cadastro de camadas já é preparado para funcionar com o Django REST Framework e nos permite cadastrar layers de forma arbitrária. Todos os tipos de providers suportados pelo TileStache são suportados, mas via REST, apenas quatro tipos, por agora:

  • External (classes externas);
  • Vector (qualquer fonte, PostGIS, Shapefile, Spatialite e JSON);
  • Mapnik;
  • Proxy;

Usar o cadastro de layers é bastante simples, veja só:

from django_tilestache.models import Layer

layer = Layer.objects.create(
    **{
        'name': 'foolayer'  # this is the tilestache layer name
        'provider': {

        },  # tilestache provider options
        '...' : 'foo' # all other options
    }
)

No exemplo acima, criamos uma layer com o nome de foolayer, mas não demonstramos as opções de provedor. Se você seguir o TileStache, qualquer layer será válida.

A outra parte da solução, consiste num servidor customizado do TileStache. Pegamos o servidor WSGI original e extendemos o mesmo para que de, tempos em tempos, ele faça um request para o servidor de comando e controle (neste caso, a aplicação Django que contém o django-tilestache instalado), que retorna a nova configuração.

Você pode, e deve, inclusive, estabelecer credenciais para isto. A configuração do TileStache contém informações sigilosas e não deve ser exposta diretamente para internet.

Views

Duas views iniciais foram desenvolvidas para suportar algumas questões de desenvolvimento aqui na SIGMA, são elas:

  1. TileStacheConfiguration – esta view específica retorna a configuração registrada do TileStache, em formato JSON. Este é o endpoint utilizado para que o TileStache remoto, consiga se atualizar.
  2. TileStacheTile – esta view renderiza tiles das camadas registradas, ou seja, caso você não queira, você pode usar esta view para servir seus tiles em seus projetos Django.

Instalação

pip install django-tilestache

Configuração

  1. Vá em seu settings.py do Django. Adicione django_tilestache nas INSTALLED_APPS.
  2. Rode o comando migrate para criar os modelos no seu banco de dados;
  3. Adicione as urls do django-tilestache dentro do das suas URLS. Este passo é opcional. Se você fizer isto, terá de usar a estrutura de URLS definida pelo app. Caso queira alterar esta estrutura, registre suas views manualmente;

Gostou?

O repositório está disponível em: https://gitlab.sigmageosistemas.com.br/dev/django-tilestache. Seja bem vindo e nos ajude na construção deste pacote.

Abraços

George Silva

Os comentários estão fechados.